Tuesday, June 29, 2004

Só com o uso da totalidade do cérebro a educação será plenamente satisfatória

Desperte o pleno potencial criativo do seu cérebro
O cérebro humano, com os seus biliões de células nervosas e um número astronómico de inter-conexões entre elas, é certamente a mais complexa e sofisticada estrutura no universo conhecido - é, verdadeiramente, a coroa da criação. No entanto, a maioria das pessoas usa apenas uma pequena fracção do potencial total do cérebro. A principal meta da educação deveria ser cultivar o pleno potencial do cérebro.

O cérebro é moldado de acordo com cada experiência que se tem. A imagem da neve a cair, o odor de uma pinha, o som de uma buzina de automóvel – tudo o que pensamos, vemos e fazemos estimula uma parte específica do cérebro e modifica a sua estrutura e funcionamento.

Isto aplica-se também a nível das experiências na escola. Quando se estuda matemática estimulam-se determinadas áreas do cérebro, enquanto que, quando se estuda literatura ou música, outras áreas são estimuladas.

Mas nenhuma destas actividades estimula, por si própria, a totalidade do cérebro. Mesmo que a educação seja extremamente abrangente e integrada, só partes específicas do cérebro são estimuladas.

Se quisermos desenvolver o nosso potencial criativo ao máximo, é necessário que estimulemos a totalidade do cérebro.


Como estimular a totalidade do cérebro?
Só há uma experiência que estimula a totalidade do cérebro, e essa é a experiência da consciência total. Esta experiência surge natural e espontaneamente durante a técnica de Meditação Transcendental, que permite que a atenção se volte para dentro e a actividade da mente se aquiete.

Durante este processo simples, natural e sem esforço, a mente aquieta-se num estado de pleno repouso em alerta, de puro despertar de consciência pura. Neste estado, a consciência está desperta para si própria, consciente da sua própria natureza silenciosa e ilimitada. Este é o valor último do nosso Ser. Na terminologia védica, este campo ilimitado de consciência pura é conhecido como Atma. A experiência de consciência pura representa um quarto estado principal de consciência, único e diferente dos três estados conhecidos de vigília, sonho e sono profundo. É esta experiência que estimula a totalidade do cérebro. Faz despertar todas as inúmeras fibras delicadas do cérebro em simultâneo e leva-as a um estado de funcionamento integrado. Os estudos científicos mostraram que, neste estado, o funcionamento cerebral se torna altamente ordenado e coerente.

Todo o corpo beneficia desta experiência. À medida que a mente se aquieta, também o corpo se acalma,num estado de repouso profundo, em que o stress e a fadiga são dissolvidos com uma eficiência excepcional. Corpo e mente, ambos ficam refrescados e rejuvenescidos.

A técnica de Meditação Transcendental permite-nos ter esta experiência numa base regular – vinte minutes, duas vezes por dia, todos os dias. O programa avançado de MT-Sidhi®, que inclui o Voo Ióguico, acelera este processo, com uma coerência máxima do funcionamento do cérebro no ponto em que o corpo levanta.

Embora os seus efeitos sejam amplos e profundos, a técnica de Meditação Transcendental é fácil de aprender e praticar. Até uma criança de 10 anos pode praticá-la. Não envlove controlo ou esforço ou a mudança de crenças ou estilo de vida. A técnica é praticada duas vezes por dia, sentado confortavelmente, com os olhos fechados. É muito agradável.

Os benefícios são extraordinários, tal como mais de 600 estudos de investigação científica, realizados em mais de 200 universidades e institutos de investigação, demonstraram. Ficamos mais alerta e acordados ao longo do dia. A inteligência e a criatividade aumentam. A memória e a capacidade de aprendizagem melhoram. O tempo de reacção torna-se mais rápido. A saúde melhora. A personalidade desabrocha de uma forma equilibrada, e os relacionamentos tornam-se mais naturais e realizadores.

Estes são apenas alguns dos muitos benefícios práticos que são resultado do desenvolvimento da totalidade do cérebro. Mas os benefícios vão muito mais longe. À medida que desenvolvemos o potencial total do nosso cérebro, colocamos a nossa vida em harmonia com a Lei Natural – ou, na terminologia das religiões do mundo, de acordo com a vontade de Deus.

Realizamos os nossos desejos mais facilmente

As nossas acções tornam-se cada vez mais uma inspiração para os que nos rodeiam

Temos mais sorte

Passamos a ter mais sucesso e sentimo-nos mais realizados

Colocamo-nos no caminho mais rápido para a iluminação, para estados mais elevados de consciência – o nível supremo do desenvolvimento humano, no qual o nosso potencial cósmico é plenamente desenvolvido

Tornamo-nos num farol de Paz para o resto do mundo.

Paz mundial – o resultado do funcionamento pleno do cérebro.
Porque é que o mundo está cheio de crime e conflitos, terrorismo e guerra?
Porque as pessoas não desenvolveram o pleno potencial da fisiologia do seu cérebro e, portanto, não agem de harmonia com a Lei Natural.

Mas quando o cérebro funciona de uma forma ordenada como resultado da Meditação Transcendental, ele irradia, de facto, paz e ordem para o ambiente. Muitos estudos mostraram que mesmo quando apenas uma pequena parte da população a pratica, isso cria harmonia em toda a sociedade. Este é o resultado espontâneo que surge como efeito lateral do desenvolvimento do pleno potencial do cérebro.

Com origem na mais antiga tradição de conhecimento, a técnica de Meditação Transcendental foi introduzida no mundo ocidental na década de 1950 por Maharishi Mahesh Yogi,o cientista da consciência mais reputado a nível internacional. Desde há mais de 50 anos, Maharishi vem trazendo à luz do dia o conhecimento da antiga tradição védica da Índia, a mais antiga tradição contínua de conhecimento do mundo, tendo-a reformulado em parâmetros científicos modernos como Ciência Védica Maharishi. Este conhecimento tem sido transmitido desde tempos imemoriais através de uma Tradição de Mestres védicos, e agora, nesta geração, está disponível para todos. Maharishi enfatiza que, embora a tradição védica possa ser da Índia, o conhecimento é universal. Todos os seres humanos na Terra têm a capacidade natural para experimentar a consciência pura e desenvolver o pleno potencial da fisiologia do seu cérebro.

A realização da educação
A educação de hoje é fragmentada. Os estudantes estudam os diferentes ramos do conhecimento, estimulando aspectos diferentes do funcionamento do cérebro. Mas a educação moderna falha por não conseguir estimular a totalidade do cérebro – e isto é um enorme déficit para o mundo de hoje. Todos os problemas e sofrimento que vemos à nossa volta, a todos os níveis, devem-se ao fracasso da educação moderna, que não consegue desenvolver o potencial total dos estudantes, porque não desenvolve a totalidade do cérebro. Qualquer aproximação à educação que não consiga cultivar o potencial criativo cósmico dos estudantes é uma educação fragmentada e, simplesmente, não vale a pena. Na Maharishi University of Management os estudantes estudam os temas tradicionais – biologia e negócios, matemáticas e música. Mas eles estão simultaneamente a desenvolver o pleno potencial da fisiologia do seu cérebro através da prática diária – duas vezes ao dia – da Meditação Transcendental. Além disso, toda a metodologia de ensino, ligando sempre as partes do conhecimento à totalidade do conhecimento, e essa totalidade ao Ser do estudante, ajuda a desenvolver a totalidade do cérebro. E os resultados são totalmente inovadores. Este é o futuro da educação. E está disponível já hoje, na MUM.